quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O instinto

Certa vez, nas montanhas do Líbano, um homem pastoreando suas ovelhas, como fazia diariamente nos últimos muitos anos, encontrou umfilhote recém nascido de um lobo. Como se diz histórica e tradicionalmente, olobo é o maior inimigo do pastor e das ovelhas. Sabendo disso, o pastor eliminar prontamente o lobinho. Levantou seu cajado para golpear o animalzinho, porém, antes que pudesse completar a ação, o homem se arrependeu. Foi então tomado pelo pensamento: “Se este animalzinho não sabe de nada a respeito sua origem, porque não criá-lo com as ovelhas?”. E assim foi feito.
Durante alguns meses o lobinho foi crescendo junto das ovelhas, que lhe davam leite mamado. Até que o lobo ficou grande e, durante muitos meses, o pastor ficou tranqüilo, já que com a presença do lobo nenhuma matilha se aproximaria.
A tranquilidade do pastor fazia com que, sem quaisquer problemas, ele pudesse descer a montanha até a aldeia algumas vezes durante o dia.
Eis que numa tarde o pastor voltando da aldeia em direção às ovelhas ficou surpreso, vendo que o rebanho havia sido dissolvido. Muitas ovelhas desgarram e outras tantas estavam mortas, despedaçadas, certamente pelo ataque de lobos. Procurou então a sua volta pelo lobo que ele havia criado comas ovelhas, não o avistando e percebendo prontamente quem era o responsável pela desgraça, disse:

Comeste do leite delas, comeste com elas. Quem te contou que teu pai era um lobo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário